quinta-feira, 18 de setembro de 2008

SACO DE APOIO À LEITURA


ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ FRANCISCO NUNES/ ESCOLA RURAL DE ITAPICURU/ ESCOLA FIRMINO NUNES.
PROFESSORAS: Maria Leide Neres Nunes, Osenita Pereira de Oliveira
COORDENADORA: Ieda Marques Rocha
DIRETORA: Jucileide Pereira Nunes Lima / Queimada Nova
MUNICÍPIO: Irecê
GRUPOS: 06, 07, 08, 09, 10.

Projeto de Aprendizagem


NOME DO PROJETO
Saco de apoio à leitura

DURAÇÃO
Permanente

FREQÜÊNCIA DAS AULAS NO PROJETO
1 aula por dia
60 minutos cada aula

DISCIPLINA

Língua Portuguesa Projeto de Leitura

1 – OBJETIVO GERAL


Ø Fomentar a prática de leitora da/na Escola Municipal José Francisco Nunes,Escola Rural de Itapicuru e Escola Firmino Nunes tendo como foco os alunos e alunas com dificuldades na leitura e que precisam desenvolver e usar estratégias de antecipação, verificação e inferência

2- JUSTIFICATIVA


Ø Tendo em vista o resultado da “Provinha Brasil” observamos que as questões relacionadas as estratégias leitoras – antecipação, verificação e inferência foi as que mais geraram dificuldades em alunos e alunas do grupo do 3º ano do Ensino Fundamental I, assim, fica evidenciado que, esses alunos e alunas dos demais grupos têm as mesmas dificuldades observadas, uma vez que, os apoios pedagógicos oferecidos até aqui não levaram em conta os aspectos estratégicos que facilitam a competência leitora. Portanto o projeto de leitura que será desenvolvido nas escolas José Francisco Nunes,Escola Rural de Itapicuru e Escola Firmino Nunes em parceria com cursistas do curso de Pedagogia Irecê terá com aporte os “Descritores da Qualidade da Educação” e se coadunará com o Projeto “Saco de Leitura: uma biblioteca onde você estiver”

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø Usar estratégias de leitura nas produções leitoras.
Ø orientar as praticas de leitura com os alunos/as com dificuldades
Ø planejar estratégias de leitura para o incentivo à leitura
Ø buscar estratégias que levem os/as alunos/as a usarem o laboratório de informática como mecanismo de facilitação da pratica leitora
Ø produzir relatórios a partir das observações em sala de aula como diagnóstico para subsidiar os Planejamentos.

4- SITUAÇÃO COMUNICATIVA


Ø Professora de Arte
- Orientando, avaliando e organizando as atividades de leitura no Centro de Inclusão Digital e no Laboratório de Informática .
Ø Secretária da Escola
- Orientando, organizando e desenvolvendo as atividades de leitura que serão executadas no processo.
Ø Coordenadora Pedagógica
- Mediar, avaliar e auxiliar professoras na execução do projeto.
*Interlocutores
- Alunos e alunas do 1º e 2º ciclo com dificuldades leitoras

5- ETAPAS PREVISTAS


Ø Apresentação do projeto para comunidade
Ø organização do cronograma
Ø planejamento das atividades
Ø Análise das atividades
Ø avaliação/Depuração

6- RECURSOS

Didáticos
Ø Livros
Ø computador
Ø Impressora
Ø Aparelho de som
Ø xerocadora
Ø Banco de Textos

Físicos
Ø Sala de aula
Ø Laboratório de informática
Ø centro de Inclusão Digital

Humanos
Ø Professora de arte
Ø Alunos/as de 1º e 2º ciclos
Ø Diretora
Ø Coordenadora


7 – ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

Levantamento dos Conhecimentos Prévios:
Ø Leitura individual de textos;
Ø leitura Coletiva;
Ø questionamentos sobre textos lidos;
Ø Leitura compartilhada.
Atividade sistematizada com ajuda do professor:
O que sabemos?
O que não sabemos?
O que aprendemos?

Atividades previstas para o Projeto

Ø Leitura antecipada do texto;
Ø Apresentação oral do texto;

Texto Lacunado:
Ø Texto xerocado com espaços em branco para ser preenchidos;
Ø leitura do texto com as lacunas preenchidas e revisadas:

Texto mexido:
Ø Vários textos recortados e misturados;
Ø separação dos textos;
Ø montagem dos textos;
Ø comparação dos textos montados com os originais.

Texto em tirinhas:
Ø Texto recortado palavra/frase por palavra/frase;

Texto Desordenado:
Ø Texto embaralhado;
Ø Ordenação do texto;
Ø comparação do texto com o original.

Bingo
Ø Contrato didático;
Ø Banco de dados.

Jogo da Trilha:
Ø Trilha previamente confeccionada em papel metro ou mimeografada/ xerocada.

Campeonato de leitura/música:
Ø Leitura de livros/textos/músicas;
Ø Anotação dos resultados no quadro de leitura;
Ø Montagem coletânea de bibliografia dos livros/músicas/textos lidos;
Ø Seminário final para entrega de troféus e medalhas.

Caça Palavras.
Ø Mensagem Secreta/Carta Enigma.

Atividades Seqüenciadas descontextualizadas:
Ø Atividades mimeografadas/xerocadas;

8- AVALIAÇÃO:
Inicial:
Registro – feito pelo professor em dias alternados e ou conforme necessidade.
Ficha de observação – preenchida pelo professor.
Acompanhamento freqüente na realização das atividades dos alunos.

Processual
Ficha de observação preenchida pelo professor,
Registro feito pelo professor em dias alternados e ou conforme necessidade.
Conselho de Classe.
Acompanhamento das atividades.

Final:
Ficha de observação;
Conselho de Classe;
Acompanhamento sistematizado das atividades diárias;
COMENTÁRIOS
2009 é o segundo ano do projeto Saco de Apoio à Leitura. Depois de uma avaliação de tudo que foi feito em 2008, o projeto tem merecido destaque, uma vez que ele estará concorrendo ao Premio Viva Leitura e por também não ser somente mais um apoio pedagógico, mas um incetivo à leitura devido a sua amplitude e boa aceitação por parte dos alunos por ele atedidos.






9- BIBLIOGRAFIA:

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CULTURA, ESPORTE E LAZER.
Proposta de Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem. Irecê, 2000. p.61

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CULTURA, ESPORTE E LAZER.
Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino. Irecê 2000.v.03

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOE DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília:MEC/SEC, 1997.v.02-03

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