sábado, 2 de maio de 2009

SOFTWARE LIVRE

No dia 08 de abril de 2009 eu Maria Leide Neres Nunes e Marilucia Roza da Silva Farias Santos entrevistamos a coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Francisco Nunes Ieda Marques Rocha acerca do uso do software livre tendo bom base o questionário sugerido na atividade de Software livre com professora Maria Helena Bonilla.
Segundo o Plano Diretor de Irecê no seu Capítulo VIII Da ciência e da tecnologia, Art. 15 e inciso III que assim propõe: Implantar o uso de Software Livre no município como política publica voltada à universalização da cultura digital, leva a cada cursista participante da atividade 2215 – Software Livre a uma nova maneira de pensar a cultura digital no nosso município.
Conforme as perguntas da entrevista, como conheceu, tempo de uso, o uso, benefícios e/ou vantagens, suporte técnico, público, capacitação, políticas públicas, conhecimentos necessários, visão sobre software, Plano Diretor e as metas, a coordenadora foi respondendo e nos dando uma visão de como é realmente o uso do software na escola José Francisco Nunes. A chegada do software livre se deu a partir do inicio do curso em licenciatura em pedagogia UFBA/Irecê no ano de 2003, ainda assim o seu uso era restrito somente ao centro de inclusão que foi inaugurado no ano de 2007. somente agora em 2009 que a escola passou usar o software, pois o Proinfo disponibilizou um laboratório de informática para escola e também a instituição foi contemplada com um projeto de pesquisa onde recebeu uma determianda quantia em dinheiro e isso fez com que adquirisse mais uma maquina configurada com o sistema livre. Então hoje a escola possuem 08 micros e desses apenas um que não está configurado com o sistema livre devido a falta de uma determinada peça para que possa formata-lo e configura-lo com o sistema livre.
A migração, como foi já dito se deu a partir dessas políticas públicas do Governo Federal com a doação de um laboratório de informática e Governo Estadual com a abertura do INFOCENTRO, a participação da escola nos projetos de pesquisa da FAPESB e do RIPE pela Universidade Federal da Bahia.
Segundo a coordenadora os benefícios e as vantangens vem a partir do uso da tecnologia como mecanisno estruturante e fundante para construção do conhecimento e também como meio de tirar alunos, alunas e educadores da condição de meros consumidores e eleva-los a condição de construturores de conhecimento.
Para a coordenadora agora em 2009 os problemas diminuíram muito, pois o número de pessoas que adquiriram conhecimento nessa área foi muito grande e assim também faciliotu a manutenção de maquinas e capacitação de pessoas, além claro e aumentar o numero de migrantes do software proprietário para o software livre. o suporte hoje na escola é feito com ajuda de professores e do pessoal do ponto de cultura, além de técnicos capacitados e também da empresa ORCA habilitada em software livre.
Hoje o público é variado, que vai desde donas de casas, motoristas até alunos e professores, uma vez que muitos estão cursando nível superior e a maioria das faculdades de Irece usa o software livre. Pela nossa conversa com a coordenadora os conhecimentos para o uso começa a partir do nosso contato com o software livre e o interesse em participar de cursos que facilitem a compreensão do seu uso.

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