segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MINHAS REFLEXÕES NO PROCESSO

Os encontros de orientação estão me servindo para pensar na minha vida profissional como jamais tinha pensado. Ao começar a pensar em mim como professora comecei a perceber as necessidades dos alunos e alunas e a ver que posso fazer alguma coisa para ajudar esses meninos. Então ao observar uma aula de leitura muito significativa eu vi que o projeto de leitura que será executado na escola para ajudar meninos com dificuldades de leitura será muito significativo, uma vez que estaremos tembém resgatando o Projeto do Saco: Uma biblioteca onde você estiver!

O projeto do saco nasceu também de uma outra necessidade da escola: a de uma biblioteca. Como o povoado muitas pessoas vivem da "rapa" de andu, ou seja, da colheita de andu, que´muitas vezes é feita com um saco, tivemos a idéia do saco de leitura, onde em um saco serão organizados livros conforme a série. Agora com a chegada da UFBA, eu e a professora Osenita devido as demanadas de algumas atividades da faculdade, resolvemos voltar a trabalhar com o projeto do saco em sintonia com um projeto de leitura para alunos com dificuldades leitoras e as atividades do Projeto RIPE e de Oficina de computação.

Sei que não será fácil casar o projeto com as atividades, mas não será impossível, bem como ver na tecnologia um meio de expandir as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. Pretendo pedir ajuda de todo aquele que também se preocupa com aprendizagem dos alunos. Sei que a tecnologia já usamos a partir da escrita, pois ela é a tecnologia mais antiga que se conhece e penso que foi a primeira a ser criada pelo homem. Agora com a oficina da computação, vejo que o espaço para se desenvolver esses projetos será bem maior, pois os espaços virtuais ultrapassam a barreira do tempo e do espaço, segundo Dayse Oliveira da Costa Lima Fonseca e Edvaldo Couto “essa expansão ocorre sem delimitação de fronteiras, por diversos espaços, o que propicia trocas de informações e a emergência de diferentes relações sociais, que interligam realidades virtuais e reais”.

Ainda estou meio perdida ao refletir essa imensidão da tecnologia e dos espaços virtuais, mas tenho certeza que chegarei ao objetivo de conseguir pelo menos em ver tudo isso sendo objeto de reflexão.

Um comentário:

Bonequinhalovy.blogspot.com.br disse...

È LEIDE, PELO MENOS ESTAMOS COMEÇANDO A ENTENDER O QUE É COMUNIDADE VIRTUAL, AINDA BEM QUE VOCÊ ESTÁ COSENGUINDO PARTICIPAR E REALIZAR AS SUAS ATIVIDADES, JUNTAS VAMOS EXECUTAR NOSSOS PROJETOS.