domingo, 4 de outubro de 2009

MINHAS LEITURAS III


CICLO DOIS – 2009.2
CURSISTAS: Claudia Neide Santos e Maria Leide Neres Nunes
Disciplina: Inclusão Digital
Profª.: Maria Helena Bonila

Quanto mais estamos lendo os textos mais percebemos características comuns com o nosso dia-a-dia, pois não temos um computador conectado a internet a nossa disposição no Povoado de Queimada dos Rodrigues e isso nos obriga a estudar para nossa universidade aqui e sairmos para outro local para enviarmos nossos trabalhos. Isso muitas vezes acarreta prejuízo tanto de ordem financeira quanto de aprendizagem, porque ás vezes temos que ir as lan house, pagarmos, pedir ajuda nas postagens e outras tentarmos configurar o trabalho que chegou desconfigurado como eles nos explicam.
O texto de “Exclusão digital: um problema tecnológico ou social?” de Elisabeth Gomes diminui a  nossa angústia de sabermos que não estamos sozinhas e aumenta por outro lado em sabermos que ainda existem pessoas em situações pior que a nossa.
A dificuldade para com acesso a internet sofrida por alguns povoados de Irecê parece estar retratada no texto quando a autora afirma que:
Para países economicamente menos desenvolvidos, a incorporação desse novo conceito coloca um duplo desafio – o acesso à telefonia e o acesso à Internet. O conceito de universalização deve abranger também o de democratização, não privilegiando apenas a forma física, mas também o conteúdo. Deve permitir que as pessoas sejam provedoras ativas de conteúdos que circulam na internet. Portanto é extremamente necessário promover a alfabetização digital, ou seja, que capacite as pessoas a utilizar as diversas mídias de acordo com suas necessidades, considerando que o capital intelectual é cada vez mais imprescindível para que o cidadão se coloque no mercado de trabalho. (2002, p. 02)

Terminamos agora com esta reflexão mais um dia de proveitoso estudo, lembrando que alguém chegou no finalzinho e nos perguntou sobre as referencias bibliográficas, não colocamos nos dois primeiros, mas neste aqui, consertamos nosso erro.


Nenhum comentário: