domingo, 4 de outubro de 2009

MINHAS LEITURAS

CICLO DOIS – 2009.1
CURSISTAS: Claudia Neide Santos e Maria Leide Neres Nunes
Disciplina: Inclusão Digital
Profª.: Maria Helena Bonilla

I RELATÓRIO DE INCLUSÃO DIGITAL

            No dia 02 de setembro de 2009, eu Claudia Neide Santos e Maria Leide, nos reunimos no povoado de Queimada dos Rodrigues para lermos e analisarmos os textos “Inclusão Digital, Software Livre e Globalização Contra Hegemônica” de Sérgio Amadeu e o texto “Exclusão/Inclusão: elementos de uma discussão” das professoras Joseilda Sampaio Souza e Maria Helena Silveira Bonilla.
            O texto das professoras Exclusão/Inclusão: elementos de uma discussão “ nos deixou mais a vontade e seguras para fazermos a discussão , que segundo, nossa opinião foi mais proveitosa que o texto de Sérgio Amadeu uma leitura bem perto do que estamos acostumadas a ouvir da professora Maria Helena.
            O parágrafo do 5º texto nos trouxe esclarecimentos sobre a questão da incoerência que existe a inclusão e exclusão nessa era comandada pelas tecnologias.
            É como vemos que muitas coisas hoje requer conhecimentos da tecnologia onde muita gente ainda não tem acesso. É como afirma as professoras Joseilda Sampaio Maria Helena Bonilla (2009)
são essas desigualdades que muitos conceituam como exclusão digital apartheid digital, infoexcluídos, brecha digital entre outros. Com a justificativa de tentar diminuir ou combater a exclusão dos sujeitos que estão numa dinâmica social desfavorável e que  conseqüentemente não tem acesso ao uso intensivo das tecnologias de base digital, que são desenvolvidos diversos programas, ações e políticas públicas, denominadas de programas de Inclusão Digital (SAMPAIO & BONILLA, 2009,p 135)

Como para não nos deixar mentir estamos em uma escola que não tem computador e a internet via rádio não pode ser instalada aqui ainda por demandar gasto par a construção da torre e via telefone além de ser mais cara não temos manutenção ou suporte técnico.


Nenhum comentário: