sábado, 1 de novembro de 2008

MEMÓRIAS ANUNCIADAS: MEMORIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

MEMÓRIAS ANUNCIADAS: MEMORIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Participar do GEAC de Memórias anunciadas tem me ajudado a buscar nas minhas lembranças fatos até então que eu considerava sem valor, mas agora percebo que cada coisa tem seu devido valor conforme a posição que ocupa na nossa vida.
Os textos de Nina Horta, Ricardo Noblat e Plinio Fraga tem em comum com a minha vida as datas históricas e alguns fatos como: No texto de Nina Horta ela diz que é guiada pelo nariz, eu também no meu memorial fui em muitas vezes guiada por cheiros que me fizeram lembrar minha adolescência e infância, como cheiro da terra molhada, na roça nas épocas de chuva, ou quando o terreiro era molhado para ser varrido; o cheiro do querosene quando a matula do candeeiro queimava para clarear a escuridão da noite. O texto de Plínio Fraga me lembrou de algo que não coloquei no memorial, foi a morte do Presidente Tancredo Neves. Fato esse que fazia muita gente falar sobre o que poderia ter acontecido. O texto “A namorada do marinheiro só é envolvente por trazer musicas da sua época, o que o torna semelhante com nossos memoriais, pois sempre trazemos a música para alegrar o ambiente das nossas lembranças.
Já o texto de Ricardo Noblat é um relato que nos leva a um passado que em muitas vezes também conhecemos, seja por livros, histórias contadas por conhecidos e outros que conhecemos como é o caso do Presidente Lula. Um ponto que não acho muito parecido com o meu memorial é a questão da data, a maneira como Noblat coloca as datas em uma seqüência organizada, isso já falta no meu memorial.
O GEAC Memórias Anunciadas vem juntar tudo isso e muito mais para que possamos com ajuda dos textos, das conversas e trocas, lembrarmos de fatos que possam fazer a diferença nas nossas histórias. A cada encontro eu já pego meu memorial para ler e reler, anotar pontos que faltam, pontos que estão incompletos, se tirei alguma coisa foi muito pouco, porque tudo que coloquei ali é importante para minha vida profissional e pessoal.

Nenhum comentário: