sábado, 1 de novembro de 2008

REELEITURA DO MEMORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – COLEGIADO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS – PROJETO IRECÊ
GRUPO DE ORIENTAÇÃO – SOLANGE MACIEL
ATIVIDADE – 21121
PROFESSORA – MARIA INEZ CARVALHO
CURSISTAS – MARIA LEIDE NERES NUNES


TEMAS
Formação Profissional

No memorial ao me referir a minha formação profissional, começando nas séries iniciais até a formação em Magistério, começo a perceber que a escrita é mais descritiva, pois ainda tenho dificuldade de começar a trazer mais para o lado acadêmico. Pelo analisado, os aspectos quanto a formação só preciso fundamentar para que tenha mais de caráter universitário.

ESTILO
Escrita linear
Marcadores históricos – datas

Mesmo que quando tento lembrar os fatos eles não vem a minha mente de modo linear, sempre lembro de algo que aconteceu antes ou depois de outro já escrito, mas mesmo assim a minha escrita segue uma certa ordem, conforme são mostradas pelas datas em seqüência. Escrevo usando como marcadores para meu texto os anos dos acontecimentos, pois assim me situo mais facilmente ao escrever.

ESTÉTICA
Memorial dividido em tópicos – Eu estudante; Eu professora; Eu no Programa de Formação Superior de Professores de Irecê

Ao dividir o memorial em tópicos foi mais fácil e também porque foi essa a ordem que segui quando participei das oficinas para a seleção no Programa de Formação. Assim fica mais fácil de ir colocando o que vou lembrando.

CONTEÚDO
Minha história de vida – infância, adolescência e adulta.
Formação Profissional

O conteúdo de todo meu memorial está baseado na minha história de vida. As mudanças, as viagens, escolas, trabalhos, enfim, tudo que achei que fosse necessário para a escrita do memorial.


Ao analisar cada item do meu memorial, não vi nada que tivesse vontade de tirar, senti vontade de fazer a fundamentação, mas ainda não sei se vou conseguir. Vejo que descrevo muito e faço pouca reflexão. Talvez a falta de reflexão seja um dos muitos aspectos que preciso rever. Os conteúdos abordados são quase todos possuidores de uma mesma dimensão.

Um comentário:

Sule disse...

Oi querida Maria Leide! Tudo bem???
Estamos voltando aqui nos blogs para acompanhar as produções de vocês..
Percebi que tem avançado muito, tem aprsentado tuas reflexões, as produções solicitadas pelos outros professores, muito bom!

Agora um ponto que não posso deixar de considerar, esta relacionado a reflexão sobre comunidades virtuais! Me parece que você não fez!
Querida! Iremos insistir nessa tecla sempre... É importante para tua formação começar a articular teus estudos, os autores e as reflexões. Enquanto Professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco de longe, não temos como evidenciar se os textos foram estudados, lidos se eles não estiverem expresso em tuas produções. E isso não se resume em apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que a Maria Leide entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a viver!
Bjinhos
Sule