domingo, 23 de novembro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – COLEGIADO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS – PROJETO IRECÊ
GRUPO DE ORIENTAÇÃO – SOLANGE MACIEL
ATIVIDADE – 21121
PROFESSORA – MARIA INEZ CARVALHO
CURSISTAS – MARIA LEIDE NERES NUNES, ARIANDENIS RAMOS, DERIS ROCHA

RELATÓRIO DO 3º ENCONTRO DA ATIVIDADE 21121

Quando nos reunimos para discutir os encontros da atividade 21121 ficou organizado que como seriam três encontros cada um membro ficaria responsável por um relatório. Nossos encontros aconteceram sempre na casa de Ariandelis Ramos, mas não deixávamos de trocar informações e sugestões através de e-mails na lista de discussão, o que me fez lembrar do comentário da professora Sule quando me sugeriu a estabelecer uma conexão da oficina de computação e demais atividades. Então quando li o texto Comunidades Virtuais: herança cultural e tendência contemporânea vi nos primeiros parágrafos detalhes importantes que podem falar o que tenho vontade, mas não sei usar as palavras apropriadas para o momento.

Mas o que aconteceu com o nosso grupo parece com mais ou menos este trecho quando os professores Edvaldo Couto e Daisy Oliveira quando afirmam que:

As transformações decorrentes do sistema de telecomunicação com a informática propicia troca de informações e a emergência de diferentes relações sociais que interligam realidades virtuais e reais, altera o meio, favorece o surgimento de relações antes não estabelecidas, que irão tecer uma rede complexa de possibilidades.

Como a ver que as relações estabelecidas com a ajuda do espaço virtual aumentam a cada dia a aproximação de ideais antes não vistos e nem discutidos como a questão da delimitação do espaço. Durantes as nossas discussões no grupo percebia que mesmo diante as nossas dificuldades para trabalharmos com os temas sugeridos pela professora Maria Inez Carvalho, como Formação profissional, escrita linear, marcadores históricos, a estética do memorial sempre estávamos procurando informações para nossa ajuda nas demais atividades, principalmente na atividade da oficina de computação porque é a que mais fica próxima de todos, e ainda contribui com sugestões para as outras atividades e agora mais do que antes vou novamente citar o texto dos professores Edvaldo Couto e Daisy de Oliveira quando eles dizem que a “interconexão pressupõe a conexão, ou seja, o entrecruzamento das comunicações para todos, em que o mundo se encontra sem fronteiras.”

Trabalhar com Deris e Ariandenis muito ajudou e contribuiu para que a atividade da professora Inez fizesse diferença nas nossas aprendizagens. Ler os textos, discutir e ler cada memorial e isso nos ajudava a pensar no que precisávamos melhorar na escrita do mesmo. Esta interação facilitou uma aproximação e melhor envolvimento do grupo porque trabalhamos em escolas diferentes e vivemos em diferentes lugares e contextos.

Nenhum comentário: